Rinosseptoplastia
A associação de procedimentos que corrigem queixas estéticas nasais com a correção de alterações na função nasal resultam em um nariz com linhas suaves, mais harmonizado com as linhas faciais e, principalmente, no restabelecimento da respiração.
Mentoplastia de avanço
A mentoplastia de avanço pode ser uma alternativa interessante na melhora dos contornos faciais.
Pacientes que apresentam oclusão dentária normal mas queixo retraído podem ser candidatos a cirurgia sem a necessidade de cirurgia ortognática.
Um queixo bem definido ajuda a dar equilíbrio ao rosto e cria uma parte importante do perfil da pessoa. Quando as pessoas se olham no espelho, a maioria se concentra no tamanho e na forma do nariz, nas orelhas, na papada ou no enrugamento da pele. Mas mesmo que poucos examinem seus queixos com o mesmo olhar perspicaz, ter um queixo “pouco definido” certamente não é uma vantagem.
Cirurgiões especializados em face ou cirurgia do nariz são os primeiros a sugerir que alterações no tamanho ou na forma do queixo podem melhorar tanto o perfil quanto a rinoplastia. É comum que o cirurgião plástico facial recomende a cirurgia do queixo, além da cirurgia do nariz, quando o cirurgião vê que o aumento do queixo é necessário para alcançar o equilíbrio facial e a harmonia. A mentoplastia de avanço pode ser uma alternativa interessante na melhora dos contornos faciais. Pacientes que apresentam oclusão dentária normal mas queixo retraído podem ser candidatos a cirurgia sem a necessidade de cirurgia ortognática.
Um queixo bem definido ajuda a dar equilíbrio ao rosto e cria uma parte importante do perfil da pessoa. Quando as pessoas se olham no espelho, a maioria se concentra no tamanho e na forma do nariz, nas orelhas, na papada ou no enrugamento da pele. Mas mesmo que poucos examinem seus queixos com o mesmo olhar perspicaz, ter um queixo “pouco definido” certamente não é uma vantagem.
Cirurgiões especializados em face ou cirurgia do nariz são os primeiros a sugerir que alterações no tamanho ou na forma do queixo podem melhorar tanto o perfil quanto a rinoplastia. É comum que o cirurgião plástico facial recomende a cirurgia do queixo, além da cirurgia do nariz, quando o cirurgião vê que o aumento do queixo é necessário para alcançar o equilíbrio facial e a harmonia.
Bichectomia
A bichectomia – procedimento de remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha – tem ganhado cada vez mais adeptos e despertado a curiosidade do público.
Ao contrário do que é largamente propagado, a Bichectomia é um procedimento cirúrgico que não deve ser indicado indiscriminadamente. Com o envelhecimento ocorre um afilamento natural do rosto e pessoas com um rosto naturalmente fino podem adquirir um aspecto não saudável se forem submetidos a cirurgia sem indicação correta.
Além disso, esta cirurgia, como qualquer outra, é passível de complicações, como lesão do ducto parotídeo e lesão de ramos do nervo facial. O cirurgião tem de estar apto a realizar a cirurgia e tratar todas as complicações que possam ocorrer.
Procure sempre um profissional médico de sua confiança para a realização desta cirurgia.
Otoplastia
A cirurgia da orelha, também conhecida como otoplastia, pode melhorar a forma, a posição ou a proporção da orelha.
A otoplastia pode corrigir um defeito na estrutura da orelha que está presente desde o nascimento e que se torna aparente com o desenvolvimento ou pode tratar orelhas deformadas por lesão.
A cirurgia da orelha cria uma forma mais natural, enquanto traz equilíbrio e proporção aos ouvidos e ao rosto. A correção de deformidades mesmo menores pode ter benefícios profundos para a aparência e a auto-estima. Se as orelhas salientes ou desfiguradas incomodarem você ou seu filho, você pode considerar a cirurgia.
Cirurgia Ortognática
A cirurgia ortognática corrige as irregularidades dos ossos da mandíbula e realinha maxilares e dentes para melhorar a maneira como eles funcionam. Fazer essas correções também pode melhorar sua aparência facial.
A cirurgia da mandíbula pode ser uma opção cirúrgica se você tiver problemas de mandíbula que não podem ser resolvidos somente com ortodontia. Na maioria dos casos, é necessário que você use tem aparelhos ortodônticos antes e após a cirurgia até que a cicatrização e o alinhamento estiverem completos.
É de extrema importância o trabalho e planejamento de todas as etapas do tratamento entre o ortodontista e o cirurgião.