fbpx

Pensando em fazer uma Rinoplastia?

A decisão de realizar uma rinoplastia é muito pessoal. Embora possa ser útil discutir suas preocupações com amigos ou familiares, só você pode tomar essa decisão importante. Para muitos pacientes, a melhora da confiança e da auto-estima após uma rinoplastia pode ser uma grande mudança de vida.

Afinal, qual a diferença de

Rinoplastia, Septoplastia e Rinoplastia Funcional?

  • Objetivo Principal: Alterar a aparência do nariz.
  • Procedimento: Envolve a modificação das estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz para melhorar sua estética. Isso pode incluir mudanças na forma, tamanho, ângulo e proporções do nariz.
  • Indicações: Pessoas que desejam melhorar a aparência do nariz por razões estéticas.
  • Objetivo Principal: Corrigir um desvio do septo nasal.
  • Procedimento: Foca na realocação e endireitamento do septo nasal, que é a parede de cartilagem e osso que separa as duas narinas.
  • Indicações: Pacientes com desvio de septo que causa dificuldade respiratória, obstrução nasal, sinusite recorrente ou outros problemas respiratórios.
  • Objetivo Principal: Melhorar a função respiratória, podendo também incluir melhorias estéticas.
  • Procedimento: Combina aspectos da rinoplastia e septoplastia. Além de corrigir problemas estéticos, também aborda questões funcionais, como a obstrução nasal.
  • Indicações: Pacientes que necessitam de correção funcional do nariz (como desvio de septo ou válvulas nasais colapsadas) e que podem se beneficiar de ajustes estéticos concomitantes.
O passo a passo para

a Rinoplastia

Uma vez que você opte por fazer uma rinoplastia e tenha escolhido um cirurgião de confiança alguns passos são extremamente importantes de serem conhecidos.

Uma vez que você opte por fazer uma rinoplastia e tenha escolhido um cirurgião de confiança alguns passos são extremamente importantes de serem conhecidos.

Primeiramente, o cirurgião irá fazer uma avaliação geral do seu estado de saúde e determinar a necessidade da solicitação de alguns exames pré-operatórios. Na maioria das vezes são exames simples como hemograma, coagulograma, radiografias do tórax e eletrocardiograma. Alguns pacientes podem precisar de exames adicionais de acordo com a idade, problemas de saúde e etc.

Nos dias que antecedem a cirurgia é recomendável evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas por pelo menos 72horas. Deve-se realizar o jejum absoluto de pelo menos 8 horas. Pacientes que fazem uso de medicação de uso contínuo devem relatar ao médico para que este oriente quais devem ser suspensos na véspera e quais devem ser mantidos.

No dia da internação é necessário comparecer ao hospital com antecedência ao horário agendado para a cirurgia (a maioria dos hospitais pede que os pacientes compareçam com 2 horas de antecedência e preferencialmente com acompanhante). Não esquecer de levar todos os exames pré-operatórios solicitados, mesmo que seu cirurgião já os tenha visto, levar documentos de identidade e do convênio médico.

No momento da cirurgia você ser levado ao centro cirúrgico e submetido a anestesia (hoje em dia existe uma maior tendência a realização da rinoplastia sob anestesia geral, pela comodidade e segurança tanto do paciente quanto do cirurgião).
A anestesia geral é extremamente segura e quando realizada por um anestesista experiente o paciente desperta como se tivesse acordado de um sono tranquilo e com a cirurgia já realizada.

Durante a realização da rinoplastia, os cirurgiões podem optar por colocar um par de fitas de silicone fixadas ao septo nasal, para permitir uma correta cicatrização, prevenindo a ocorrência de hematomas no próprio septo e evitando que ocorram sinéquias – aderências entre as mucosas nasais. Em outras situações, sangramentos mais importantes e de difícil controle podem necessitar a colocação de tampões nasais, contudo, essa necessidade diminuiu muito com o uso da videoendoscopia nasal que permite a visualização mais adequada do sangramento e seu melhor controle.

A maioria das rinoplastias envolve a realização de fraturas ósseas e colocação de enxertos de cartilagem para estruturar melhor a forma do nariz. Em função disto, os cirurgiões também lançam mão de curativos colocados no lado de fora do nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.

Terminada a cirurgia o paciente é levado para uma sala chamada Sala de Recuperação pós-anestésica, na qual permanece até estar totalmente acordado e sem dor. A alta hospitalar pode ocorrer no mesmo dia ou no dia seguinte a depender de fatores com o estado geral no pós-operatório imediato, o horário de término da cirurgia, resguardo anestésico (geralmente 6 horas). Alguns hospitais por questões de segurança não permitem a alta do paciente após as 22:00.

Você receberá instruções específicas que incluem:
Como cuidar do local da cirurgia
Medicamentos para aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cicatrização e reduzir o potencial de infecções.
Orientações específicas de que algo possa estar errado e que você deva entrar em contato com seu cirurgião.

O primeiro retorno geralmente se dá com sete dias, e neste momento retira-se os splints nasais e as talas externas, retira-se também as suturas e faz-se a troca dos curativos.

Embora o inchaço inicial diminua dentro de algumas semanas, pode levar até um ano para que o seu novo contorno nasal seja totalmente refinado. Durante esse período, você poderá notar mudanças graduais na aparência do nariz, à medida que ele evolui para um resultado mais permanente.
O inchaço pode ir e vir e piorar de manhã durante o primeiro ano após a cirurgia de rinoplastia.

Pensando em fazer sua Rinoplastia?

Fale com a central de agendamento:

​segundas às sextas de 09:00 às 17:00
Rolar para cima