Tendência no mercado da estética, a rinoplastia tem sido cada vez mais procurada por pacientes, seja pelos resultados que o método oferece, como eliminação de estruturas que podem deixar o nariz com imperfeições, ou até mesmo por resolver problemas estruturais da região do nariz, a exemplo de problemas respiratórios. Para todos esses efeitos, existem vários tipos de rinoplastia.

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, a rinoplastia é a cirurgia plástica no nariz mais comum em jovens com 18 anos ou menos. O que muita gente não sabe, é que existem diferentes tipos de rinoplastia com tratamentos e resultados diversos.

Pensando em esclarecer os rinoplastia tipos e como o método pode ser eficaz em pacientes que procuram pelo procedimento, o Doutor Renato Bittar, especialista em Otorrinolaringologia, elencou as principais dúvidas sobre o procedimento de rinoplastia. Confira:

Para que serve a cirurgia de rinoplastia?

A rinoplastia é um tipo de procedimento cirúrgico que pode auxiliar na mudança do formato do nariz tanto para corrigir imperfeições quanto para solucionar problemas funcionais da região, como alterações respiratórias. Realizado de acordo com as características físicas do paciente, a rinoplastia consegue harmonizar o rosto com o formato e tamanho do nariz. O procedimento também leva em conta características fenotípicas da região facial, como testa, queixo, boca e olhos, por meio de diferentes tipos de rinoplastia.

Quais os tipos de cirurgia no nariz?

Divididas em cinco tipos, a rinoplastia pode ser realizada de forma objetiva ou por meio da via de acesso. Vejamos cada um dos tipos de rinoplastia:

Rinoplastia estética

Mais famosa entre os tipos de rinoplastia na região, a rinoplastia estética pode tanto resolver as dificuldades das vias respiratórias quanto alterar o formato do nariz para um fim estético de beleza. Esse tipo de procedimento pode ser realizado das seguintes formas:

Rinoplastia secundária

Conhecida como cirurgia de revisão ou rinoplastia secundária, esse tipo de tratamento é indicado apenas para pacientes que já realizam outro tipo de rinoplastia, mas não conseguiram alcançar o resultado esperado. Dessa forma, o paciente pode ser submetido a outro procedimento para apresentar as características idealizadas no início do processo.

Rinoplastia étnica

A rinoplastia étnica também está presente nos métodos de procedimento na região nasal. O tipo de tratamento é procurado por pacientes que apresentam insatisfação com o aspecto do nariz em razão de traços étnicos. O tratamento é realizado de acordo com a região facial do paciente para promover harmonia no resultado final.

Rinoplastia pós-traumática

Dos tipos de rinoplastia, a mais recomendada para pacientes que sofreram algum tipo de lesão ou trauma na região do rosto que modificaram a estrutura do nariz é a rinoplastia pós-traumática. As lesões podem causar não só a deformação do nariz, mas também problemas nas vias respiratórias do paciente. Nesse caso, o recomendado é que seja realizado esse tipo de rinoplastia com objetivo de corrigir o problema.

Rinoplastia funcional

Outro tipo muito comum de tratamento é a rinoplastia funcional. O método consiste em corrigir aspectos funcionais da narina, ou seja, o tratamento modifica a estrutura do nariz com a finalidade de resolver problemas respiratórios.

É importante ressaltar que todos os tratamentos devem ser analisados pelo profissional, a fim de saber quais dos tipos de rinoplastia e métodos devem ser aplicados em cada paciente.

Tipos de estruturas nasais tratadas da rinoplastia 

Dorso

Conhecido como a região mais externa do nariz, o dorso nasal é composto por cartilagem e ossos nasais.

Ponta

A ponta nasal é um dos pedidos frequentes de mudança durante o procedimento de rinoplastia. Os pacientes podem apresentar questionamentos de aparência de “batatinha”, ou informar que a aparência da ponta nasal está caída, potencializando o resultado quando o paciente sorri.

Narinas

Durante o procedimento, as narinas podem ser fechadas com cortes na região inferior.

Septo

Outra região nasal é o septo, formado por cartilagem, osso e mucosa. O septo se localiza na estrutura que separa as narinas.

Qual a melhor técnica de rinoplastia?

Em meio a diferentes tipos de rinoplastia, surge o questionamento: qual a melhor técnica para o procedimento? Primeiro, vamos conhecer alguns deles:

Técnica aberta

Esse tipo de método possibilita que as vias nasais tenham uma maior exposição, sendo possível observar com facilidade as estruturas do nariz para o procedimento, promovendo acessibilidade ao médico condutor do tratamento, que poderá utilizar técnicas menos trabalhosas durante a operação.

Nesse tipo de rinoplastia, o paciente tem sua columela cortada (área que se localiza entre a divisão do nariz). A técnica também é utilizada em rinoplastias secundárias. O lado desvantajoso desse processo é que o tempo de cirurgia é prolongado em relação à técnica fechada.

Técnica fechada

Entre os tipos existentes está a técnica fechada. Esse método é muito comum em tipos de rinoplastias menos complexos, em que é necessário serem feitas poucas alterações na região do nariz. Geralmente, esse método é aplicado em pacientes que estejam realizando cirurgias do tipo primário.

O corte, durante a cirurgia, é realizado de forma interna, isto é, dentro da região do nariz. Dessa forma, as marcas da cirurgia não são vistas na região externa do nariz, dorso nasal e da giba. O paciente não apresenta sequelas nesse procedimento como cicatrizes.

Diante dessas explicações, é importante lembrar que o melhor entre os tipos de rinoplastia e o melhor método a ser utilizado na rinoplastia devem ser avaliados individualmente por meio de um diagnóstico facial e, se preciso, por exames clínicos. Dessa forma, o paciente será orientado pelo médico condutor da cirurgia, que irá realizar a melhor rinoplastia tipo para garantir efetividade durante todo o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo Whatsapp