Qual a diferença da Rinoplastia para a Septoplastia?

A busca por cirurgias plásticas tem se tornado cada vez mais comum. Conforme a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil está entre os cinco países que mais realizam procedimentos estéticos do mundo, entre eles a rinoplastia e a septoplastia.

Uma das cirurgias mais realizadas no país são as do nariz, em especial a rinoplastia. Percebe-se que muitas pessoas não estão satisfeitas com o formato do seu nariz e esse procedimento pode ajudar a reconquistar sua autoestima.

Ao longo do texto, você verá o que é septoplastia e rinoplastia, as diferenças rinoplastia para septoplastia, quais são as causas do desvio de septo e as dúvidas mais frequentes relacionadas a esses dois procedimentos. Continue a leitura!

O que é uma rinoplastia?

A rinoplastia é uma operação desafiadora devido a vários fatores. Primeiro, o nariz é uma forma 3D complicada que fica no meio da face.

As alterações feitas durante a rinoplastia são frequentemente muito pequenas. Mas essas mudanças podem fazer uma grande diferença na aparência e funcionamento do nariz. Como essas alterações são pequenas, a margem de erro também é pequena.

O inchaço e a aplicação de anestésico local distorcem a pele do nariz durante a cirurgia, ocultando muitas das mudanças sutis feitas. A rinoplastia também não possui uma “receita de bolo” padrão e os médicos adaptam cada operação às necessidades do paciente.

O que é uma septoplastia?

A septoplastia ou cirurgia de desvio do septo tem como finalidade corrigir o desvio do septo nasal. O objetivo desse procedimento é corrigir o desvio do septo e aumentar a permeabilidade das fossas nasais, a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente.

O septo nasal é a estrutura vertical responsável por separar o nariz em duas cavidades, as fossas nasais. O septo é composto de cartilagem na parte posterior e de osso na anterior, sendo coberto pela mucosa nasal.

Para avaliar se há algum desvio, o médico otorrinolaringologista realiza um exame clínico com o auxílio de um endoscópio que inspeciona o interior do nariz.

Portanto, essa cirurgia possui indicação nos casos em que o desvio confere queixas funcionais ou para fins estéticos, quando o desvio contribui para alguma deformidade.

Rinoplastia x Septoplastia

Muitas pessoas ainda confundem os dois procedimentos. A rinoplastia possui função estética, sem deixar de se preocupar com a função.

Não se pode deixar um nariz fino estreitando os espaços nasais dificultando a respiração. Assim como também não há motivos para mudar a estrutura do nariz e manter o septo desviado atrapalhando o fluxo de ar.

Como toda e qualquer cirurgia, a rinoplastia precisa de anestesia e é realizada em três etapas: a primeira é o tratamento do dorso, da ponta e do septo. Os critérios para a indicação desse procedimento é a proporção da simetria facial, respeitando o desejo do paciente.

Já a septoplastia, trata-se da correção cirúrgica do desvio de septo que tem como fins funcionais melhorar a respiração do paciente e não para fins estéticos. Nesse procedimento é realizado um corte interno, em que a proporção curvada da cartilagem ou do osso é removida.

Vale ressaltar que, antes de qualquer decisão, é essencial conversar com o cirurgião plástico, pois ele saberá o que recomendar e qual técnica será utilizada para seu caso.

Causas do desvio de septo

O desvio de septo pode ser causado por microtraumas na região do nariz, o que pode ocorrer durante o desenvolvimento da região. Há casos que ocorrem durante a gestação ou no nascimento – principalmente, quando há o uso inadequado do fórceps.

Na maioria das vezes, essas lesões passam despercebidas. Mas, é somente com o tempo que elas se tornam sintomáticas. Além disso, o desvio do septo também pode ocorrer em função dos traumas na face ou fraturas nasais, durante práticas esportivas, acidentes, entre outros eventos.

Quando há sintomas, o desvio do septo pode provocar muito desconforto e causar alguns distúrbios, como:

  • Sinusites: por infecções dos seios paranasais;
  • Obstrução nasal crônica, que corresponde a sensação de nariz entupido;
  • Inchaço nas laterais do nariz, decorrente do aumento das conchas nasais inferiores;
  • Roncos, apneia e cefaleias do sono.

Eu precisarei dormir no hospital?

Quase todos os pacientes podem receber alta hospitalar com segurança no mesmo dia da cirurgia. Em casos raros, pode ser necessário permanecer mais tempo no hospital, devido a náuseas ou outros problemas de saúde que precisam ser monitorados.

Quanto tempo dura o período de recuperação das cirurgias?

Planeje tirar uma semana de folga do trabalho, escola ou outras obrigações. O tempo de recuperação dessas cirurgias costuma variar de pessoa para pessoa. Você se sentirá progressivamente melhor a cada dia durante a primeira semana.

Uma semana após a cirurgia, as pessoas geralmente já se sentem seguras em ir retomando, aos poucos, as atividades habituais, com exceção das práticas esportivas, é claro.

Nada de exercícios físicos pelos próximos meses e nada de tomar sol na área do procedimento enquanto houver hematomas causados pela cirurgia.

Após a cirurgia de rinoplastia, haverá algum inchaço?

O inchaço pode levar muitos meses para ser resolvido, embora a maioria das pessoas pare de notar depois de algumas semanas. As pessoas geralmente voltam a realizar a maioria das atividades depois de uma semana e a retomar todas as atividades após quatro semanas.

Existem riscos?

Todas as cirurgias têm riscos. Felizmente, os riscos de rinoplastia são pequenos e as complicações são raras.

A cirurgia de desvio de septo, assim como todo e qualquer procedimento cirúrgico, tem seus riscos. No entanto, entre as complicações mais comuns, estão:

  • Sangramento discreto, mas que cessa com repouso e compressas geladas;
  • Hematomas septais, infecção ou abscesso, problemas difíceis de ocorrerem e que podem ser controlados com curativos e antibióticos;
  • Febre e dores, sintomas frequentes após o operatório, fáceis de controlar;
  • Perfuração do septo, complicação rara e que não causa nenhum sintomas, embora exija tratamento.

Gostou do conteúdo? Agora que você entendeu a diferença entre a rinoplastia e a septoplastia e está em busca de realizar um desses procedimentos, seja para fins funcionais ou estéticos, entre em contato com o Dr. Renato Bittar, médico otorrinolaringologista especializado na área e pronto para atender em Higienópolis,  São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo Whatsapp