Nariz negroide: como funcionam os procedimentos estéticos

Com aproximadamente 1.5 milhões de cirurgias no ano, o Brasil é o país com maior número de realizações de cirurgias plásticas no mundo, segundo dados da sociedade brasileira de cirurgia plástica. Dentre os inúmeros tipos de procedimentos, temos a plástica para nariz negroide, mas você sabe para o que ela serve?

Nesse artigo, iremos te explicar um pouco sobre o que é a plástica em nariz negróide, quem busca esse tipo de procedimento e se ela oferece algum risco à saúde.

O que é um nariz negroide?

O número de cirurgias plásticas nunca foi tão alto, jovens e adultos têm recorrido cada vez mais a esse tipo de procedimento para modificar a estrutura natural do rosto e deixá-lo mais harmônico. Muito disso se deve por conta das redes sociais e aplicativos de photoshop, que remodelam o corpo, deixando-o da forma que mais nos agrada. Para especialistas, a insatisfação com a própria imagem geralmente está ligada ao fato de o tempo todo estamos nos olhando em câmeras de celular e fotos.

O problema é que além de gerar uma enorme insatisfação com nós próprios, algo que consideramos uma imperfeição no nosso rosto pode gerar infelicidade, insuficiência e até sintomas mais graves como depressão.

Foi buscando ajudar as pessoas a conquistar o rosto dos sonhos que as cirurgias plásticas nasceram, deixando o rosto com proporções mais harmônicas. E dentre os vários procedimentos, temos o para nariz negroide.

Basicamente, o nariz negróide é aquele nariz característico da origem negra. Porém, como o Brasil é um país muito miscigenado, muitas vezes fica difícil identificar se é ou não um nariz negróide por conta da grande miscigenação entre os povos. Algumas características são:

  • Narinas maiores;
  • Distância entre as narinas mais alargadas;
  • Cartilagens alares (das asas nasais) largas e pouco rígidas;
  • Dorso curto e com pouca projeção;
  • Ponta bulbosa arredondada e pouco projetada;
  • Pele mais espessa.

Vale lembrar que uma  rinoplastia nariz negroide, como toda outra rinoplastia, deve sempre lembrar de respirar  características étnico-raciais e preservar as funções respiratórias . As pessoas que buscam por esse tipo de plástica tem como objetivo melhorar a aparência, mas ficando reconhecível, sempre buscando uma harmonia e naturalidade.

Ao procurar um profissional da área, tenha sempre em mente que é preciso seguir critérios de proporção do seu próprio nariz negroide em relação aos demais elementos do rosto, como principalmente nariz, boca, olho e queixo.

Outro ponto a se levantar é que tanto mulheres como homens têm procurado com frequência esse tipo de cirurgia em nariz negroide. A faixa etária que está realizando o procedimento fica entre os 20 e 30 anos.

Em cirurgias de nariz negroide as principais modificações estão no estreitamento das asas da base, refinamento e levantamento da ponta do nariz ( Podendo aqui envolver a aplicação de próteses e enxerto de cartilagem advindas da orelha ou alarmes do próprio paciente), aumento da projeção do dorso nasal que o torna mais alongado e correção na distância do tecido que separa as fossas nasais.

Depois de definir os procedimentos do paciente em questão, é hora da escolha entre uma cirurgia via aberta ou via fechada, o que vai depender muito de cada tipo de nariz negroide e o procedimento que será preciso ser feito.

A via aberta sempre entregará resultados mais duradouros e aparentes. Aqui o acesso à área onde será feita a plástica se dá pela columela, parte que garante ao médico mais visibilidade, proporcionando resultados com mais precisão. Esse é o método usado em casos mais complexos de nariz negroide, onde as mudanças são grandes.

Já na rinoplastia em nariz negroide via aberta geram mais cicatrizes aparentes, o que acaba preocupando muitos pacientes. Por elas ficarem mais expostas, a cirurgia pode acarretar no aparecimento de queloides no futuro, que é o crescimento anormal do tecido cicatricial.

Como tratar um nariz negroide?

Mas para minimizar esses riscos de queloide, o paciente de nariz negroide pode pedir algumas recomendações para o médico especialista sobre cuidados pós operatórios, como:

  • Repouso, sem ter qualquer tipo de esforço físico;
  • Não tomar sol;
  • Não fazer uso de nenhum tipo de cigarro;
  • Manter uma alimentação balanceada, sem alimentos gordurosos ou que atrapalhem a cicatrização;
  • Beber bastante água;
  • Manter uma rotina de higiene, usando sabonetes e spray antisséptico sobre a cicatriz.

Tem perigos ter um nariz negroide?

O importante aqui é ressaltar que estamos falando de uma cirurgia plástica, totalmente voltado para um questão estética de harmonização do rosto de algumas pessoas que não se sentem bem. Tem relação com a autoestima, mas não existe nenhuma complicação de caráter respiratório ou relacionado à saúde em pessoas portadoras do nariz negroide.

Dessa forma, você não corre perigo algum tendo um nariz negroide, seu canal respiratório funciona perfeitamente. A plástica é algo totalmente pessoal já que a beleza é relativa de pessoa para pessoa, o importante é se sentir bem com sigo mesmo.

Alectomia e nariz negroide

Caso você esteja procurando a fundo sobre o tema de rinoplastia em nariz negroide, você em algum momento vai se deparar com a palavra “Alectomia”, mas o que ela significa?

De maneira resumida, a alectomia é a cirurgia que afina as asas nasais, podendo ser feita sozinha ou junto a outros procedimentos no nariz. Nesse sentido, ela acaba sendo o procedimento mais usado em rinoplastias de nariz negroide.

Em relação ao custo, por medidas legais e por ser um procedimento feito muito de acordo com a necessidade da pessoa, os valores não podem ser divulgados por lei. Por isso, a recomendação é sempre procurar um médico cirurgião especializado em plásticas de confiança.

Pensando em te ajudar na escolha de um bom profissional, vale falar sobre o Dr. Renato Bittar, que é Médico Otorrinolaringologista (CRM/SP 153694), Graduado tanto em medicina como odontologia.

O mesmo é especialista certificado pela  Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e membro da  Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilofacial.

Agora que você já sabe mais sobre o nariz negroide, fica mais fácil procurar por um profissional adequado, que não irá modificar seu rosto drasticamente, mas sim melhorar sua autoestima com uma boa harmonização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo Whatsapp