Já pensou em dar aquela turbinada no seu nariz? Deixar ele mais harmonioso e elegante mas não sabe se opta pela rinomodelação ou pela rinoplastia? Nós vamos te ajudar a escolher. Continue lendo!
A rinoplastia é mais indicada para alguém que tem um nariz de maior proporção. Saiba a diferença da rinomodelação e rinoplastia | Foto: Freepik.
O que é uma rinoplastia?
A rinoplastia é uma cirurgia de pequeno porte muito buscada por aqueles que têm interesse em modelar o nariz de forma a lixar alguma partezinha que incomoda, como um dorso protuberante, dar uma empinada no nariz ou retirar algum excesso de cartilagem, alterando a estrutura desse nariz.
A rinoplastia também é buscada para fins de saúde, como em casos de desvio de septo ou hipertrofia de cornetos, quando respectivamente há um deslocamento lateral das paredes das narinas ou um aumento das estruturas nasais causado principalmente pela rinite alérgica que ocasiona problemas respiratórios.
Quem pode fazer essa cirurgia?
É recomendado que essa cirurgia seja feita a partir dos 15 anos e não antes disso devido ao fato de que o nosso corpo ainda está passando por mudanças estruturais na adolescência. Essa avaliação pode ser melhor feita por um cirurgião plástico.
Pacientes idosos com mais de 60 anos precisam passar por um acompanhamento médico, devido ao risco maior de complicações dado à fragilidade de suas estruturas nasais e pele mais grossa.
A rinoplastia é mais indicada em casos de grandes assimetrias que não seriam tão bem disfarçadas apenas com a aplicação de ácido hialurónico ou corrigir disfuncionalidades.
O que é uma rinomodelação?
De funcionalidade apenas estética, na rinomodelação é realizado apenas uma espécie de \”enxerto\” feita com ácido hialurônico. Não é realizada cirurgia, sendo menos invasiva.
Esse procedimento é indicado para alteração de gibas (saliência no nariz) e ângulo fronto nasal (ângulo do nariz).
Quais as diferenças entre rinoplastia x rinomodelação?
A seguir, confira a diferença entre rinoplastia e rinomodelação e quando optar por cada procedimento:
Rinoplastia
Os casos em que a rinoplastia é a melhor opção são:
Quando você pretende alcançar um resultado definitivo
A partir do momento que a estrutura óssea e a cartilagem é alterada, não ocorre regeneração, então não poderá ser revertida. Sendo assim, qualquer complicação ou resultado não satisfatório deve ser consertado com outra interferência cirúrgica.
Quando você quer diminuir o nariz
A rinomodelação pretende disfarçar desproporcionalidades com aplicação de ácido hialurónico, ou seja, é um procedimento que adiciona volume ao nariz. Nos casos em que o tamanho do nariz é um incômodo ao cliente, talvez a melhor alternativa seja a rinoplastia.
Quando você tem algum problema de saúde relacionado
Como dito anteriormente, a rinomodelação é apenas estética enquanto a rinoplastia muitas vezes vem com a finalidade de fazer correções funcionais relacionadas a problemas respiratórios.
Quando você pode gastar um pouco mais
O preço da rinoplastia é superior ao da rinomodelação, no entanto é um processo definitivo, podendo ser um ótimo custo benefício.
Rinomodelação
Saiba, a seguir, quais são os casos em que a rinomodelação é aconselhável:
Quando você está só querendo fazer um teste
Não tem certeza se quer realizar uma cirurgia plástica ou está insegura em fazer uma mudança estética? A duração da rinomodelação é em torno de 12 meses! Apesar de que alguns pacientes podem apresentar ainda certo resultado em um período de 2 anos. Como o organismo vai absorvendo o ácido hialurônico, o processo não é permanente e o risco de complicações é minimizado.
Quando você não pode gastar muito
A rinomodelação custa em média 900 a 1.800 reais enquanto a rinoplastia custa em torno de 9.000 a 15.000 reais, tirando os custos da anestesia e da internação hospitalar. Sendo assim, para mudanças menores essa alternativa costuma ser mais indicada.
E, por último, você pode optar pela rinomodelação quando o procedimento tem finalidade somente estética.
Como escolher a certa?
Obviamente, tudo dependerá das suas necessidades e da avaliação do seu médico.
No caso da Rinoplastia, a cirurgia deve ser feita em um centro cirúrgico assim como qualquer cirurgia. Na maioria das vezes a internação não é necessária, necessitando apenas do uso de um gesso no local e tampões nas narinas, para sustentação, repousando assim por um período de uma semana.
O período de pós operatório de 48h deve ser marcado por descanso e o paciente precisa dormir com a cabeça levantada por 30 dias. Também é comum que ao redor dos olhos fique um pouco arroxeado. Então é um processo que demora mais, no entanto possui um resultado permanente.
No caso da rinomodelação, o paciente sai imediatamente do consultório. O procedimento também é feito por um cirurgião plástico, mas sem necessidade de internação hospitalar, como no caso da cirurgia de rinoplastia.
A rinomodelação dura de 20 a 30 minutos e a paciente já pode voltar às suas atividades cotidianas porém com os seguintes cuidados:
- Evitar o excesso de maquiagem nos dias seguintes ao procedimento;
- Usar dois travesseiros;
- Não ficar mexendo no rosto após o procedimento;
- Não praticar exercícios físicos pesados nos dias seguintes à aplicação;
- Não usar óculos;
- Usar protetor solar e evitar a exposição solar nos primeiros dias após a aplicação.
Antes de ambos os procedimentos, é feita uma avaliação de estudo da face, onde o cirurgião irá analisar as necessidades do seu nariz, visando promover os melhores resultados, harmonizando o nariz com o restante do rosto.
O procedimento de rinomodelação é mais restritivo e envolve aumentar o tamanho de narizes pequenos, a aparências das asas nasais e no dorso do nariz enquanto a rinoplastia pode contar com a quebra do osso nasal e redução das asas no nariz, sendo indicado para narizes maiores como já dito anteriormente.
Por isso, procure uma clínica especializada antes de optar por qualquer procedimento.
Tiramos as suas dúvidas? Agora que você já sabe a diferença entre rinoplastia e rinomodelação, que tal procurar alguém para realizar seu sonho? O doutor Renato Bittar é médico otorrinolaringologista, mestre pela UNIFESP, pós graduado em Cirurgia Translacional e Especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. O Dr. Renato é a escolha perfeita para um procedimento feito com cuidado por quem entende o que está fazendo.