fbpx

Rinoplastia aberta ou fechada. Qual a diferença?

\"Rinoplastia

Talvez uma das questões mais confusas que confrontam pacientes que pensam em realizar rinoplastia é a dúvida do que é rinoplastia aberta e rinoplastia fechada.

Esses termos, embora intrigantes, referem-se simplesmente às duas abordagens cirúrgicas possíveis – isto é, o método de acesso usado para permitir o acesso as estruturas nasais.

Como virtualmente todas as alterações no contorno nasal externo resultam de alterações correspondentes ao esqueleto nasal, a abordagem cirúrgica e a exposição dos tecidos tem uma influência direta na facilidade da cirurgia e, portanto, na qualidade do resultado final.

 

Rinoplastia fechada:

Na abordagem de rinoplastia fechada, também chamada de rinoplastia endonasal, todas as incisões cirúrgicas são realizadas dentro das narinas desta forma, nenhuma incisão pode ser vista externamente e uma cicatriz visível é evitada. No entanto, toda a operação deve ser realizada através de aberturas cirúrgicas estreitas com visibilidade limitada. Como o acesso à estrutura nasal requer alongamento vigoroso da pele nasal, a distorção da cartilagem nasal também é inevitável. Ao passo que uma cicatriz visível é evitada, desafios consideráveis ​​e limitações técnicas estão associados à relativa falta de acesso cirúrgico.

Rinoplastia aberta:

Ao contrário da rinoplastia fechada, a abordagem de rinoplastia aberta ou externa emprega uma pequena incisão, chamada de incisão transcolumelar, para conectar as incisões da narina direita e esquerda. A incisão tem cerca de 4 a 5 mm e permite que a pele nasal seja rebatida para cima e a uma visibilidade muito melhor das estruturas nasais alcançada. Além da visibilidade direta de quase toda a estrutura nasal, a distorção da cartilagem nasal é minimizada e os componentes individuais podem ser avaliados em seu alinhamento natural e não contorcidos.

Na minha opinião, o pequeno risco de uma cicatriz visível na columela é mais do que compensado pela maior precisão, versatilidade e eficácia da abordagem de rinoplastia aberta.

Enquanto alguns cirurgiões permanecem adeptos da técnica fechada, particularmente em pacientes com anatomia nasal relativamente simples, o advento da rinoplastia aberta realmente revolucionou o tratamento de deformidades nasais complexas.

De fato, a maioria dos especialistas em rinoplastia considera a rinoplastia aberta como o procedimento de escolha para a anatomia nasal difícil de qualquer tipo, e muitas das técnicas mais eficazes da rinoplastia contemporânea só podem ser realizadas por meio da abordagem aberta.

Por estas mesmas razões, a rinoplastia aberta é também a minha abordagem preferida para a rinoplastia primária. No entanto, as exigências técnicas da rinoplastia aberta são rigorosas e uma dedicação e comprometimento substanciais com essa abordagem são necessários para obter resultados consistentemente superiores. Quando realizada corretamente, a incisão transcolumelar cicatrizada é imperceptível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima