Rinoplastia é com anestesia geral ou local?

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais populares e procuradas que as pessoas desejam realizar e se submetem atualmente. Seja com o objetivo estético de melhorar a aparência do seu nariz, ou de se submeter a uma rinoplastia funcional para corrigir problemas respiratórios, a rinoplastia pode restaurar o equilíbrio do seu rosto e melhorar a sua saúde. A boa notícia é que  a rinoplastia é um procedimento simples, dado que você pode retomar à vida normal em apenas uma semana. Se você está pensando em realizar uma rinoplastia, pode ter muitas dúvidas, incluindo qual tipo de anestesia rinoplastia é a melhor.

 

Embora os métodos e a segurança da anestesia tenham melhorado consideravelmente nas últimas décadas, ela ainda pode ser considerada um pequeno risco. O próprio procedimento plástico raramente é o motivo de uma complicação de saúde grave. Ainda assim,  a segurança deve ser a principal preocupação para você e também para o seu cirurgião de rinoplastia, por isso, a escolha do tipo certo de anestesia para a rinoplastia é tão importante.

 

Quais anestesias podem ser usadas na rinoplastia?

Há várias opções de anestesia disponíveis e você deve discutir essas diversas técnicas com o cirurgião plástico escolhido para realizar a rinoplastia. O tipo de anestesia também depende e poderá mudar de acordo com o lugar em que o cirurgião irá realizar o procedimento: consultório, centro cirúrgico ou hospital.

 

A rinoplastia pode ser realizada a partir de diversos tipos de anestesia, incluindo anestesia local, sedação intravenosa (também conhecida como anestesia crepuscular ou sedação IV) e anestesia geral. Cada opção tem vantagens e desvantagens, incluindo variações de custo, conscientização, segurança e efeitos colaterais.

 

Pré-operatório e escolha da anestesia

Como a rinoplastia é considerada um procedimento opcional e não emergencial, o teste pré-operatório às vezes é realizado para determinar a adequação do anestésico. No entanto, a maioria dos pacientes de rinoplastia pode escolher qualquer uma das opções anestésicas mencionadas acima. Ainda assim, independentemente da opção de anestésico, toda anestesia de rinoplastia é realizada em conjunto com anestesia local para anestesiar o nariz e reduzir o sangramento.

 

Anestesia geral?

A anestesia geral significa que o paciente estará completamente adormecido e sem consciência de qualquer ambiente. O paciente é intubado, o que significa que é colocado um tubo na garganta (traquéia) que é conectado a uma máquina de anestesia. Dessa forma, todo o controle da função respiratória é gerenciado por esta máquina de respiração e pelo anestesiologista que monitora o paciente: frequência cardíaca, ritmo cardíaco, nível de oxigênio no sangue e pressão arterial, etc. O anestesiologista qualificado utiliza todas essas informações para determinar quais gases de inalação e medicamentos intravenosos o paciente necessita durante a cirurgia.

 

Embora não haja um estudo conclusivo comparando a anestesia geral com outros métodos de rinoplastia, muitos pacientes evitam ou temem a anestesia geral e preferem opções menos invasivas. O treinamento, a experiência e o conforto do cirurgião desempenham um papel importante em sua escolha pela anestesia, mas, em geral, a maioria dos cirurgiões utiliza a anestesia geral para a cirurgia de rinoplastia. Um dos principais benefícios é o completo conforto do paciente e proteção das vias aéreas em caso de sangramento.

 

O sangramento está mais associado à anestesia geral porque os medicamentos de inalação podem relaxar os vasos sanguíneos que aumentam o fluxo sanguíneo para o nariz. A anestesia geral é, geralmente, comum em hospitais e centros cirúrgicos credenciados, mas alguns cirurgiões têm em seus consultórios um traje cirúrgico credenciado para anestesia geral. A vantagem da anestesia geral é que se trata de um procedimento indolor, sem memória do procedimento, o monitoramento dos sistemas do corpo é feito pelo anestesiologista e a proteção das vias aéreas por tubo respiratório.

 

Já as desvantagens consistem em ser uma opção mais invasiva de anestesia, falta de habilidade para falar com o paciente durante o procedimento, náuseas e vômitos pós-operatórios frequentes, possíveis complicações pulmonares, demora para recuperar a consciência após a anestesia, às vezes prolongada sensação de ressaca, possivelmente aumento dos problemas de sangramento durante a cirurgia. Além disso, a anestesia geral é a opção mais cara, dado que a sala de cirurgia e o anestesiologista frequentemente cobram taxas separadas.

 

Anestesia de sedação intravenosa

Durante a sedação consciente, o paciente está relaxado, não sente desconforto e não tem consciência do que está ao seu redor. No entanto, ela difere da anestesia geral dado que, com sedação consciente, o paciente está respirando por conta própria, sem a necessidade de máquina de anestesia respiratória. Normalmente, o oxigênio extra é fornecido por meio de pequenos tubos de plástico colocados perto da boca. O cirurgião entorpece o nariz com uma solução anestésica local como xilocaína ou marcaína.

 

O anestesista monitora os sinais vitais do paciente e administra os medicamentos por via intravenosa. A maioria desses medicamentos têm ação muito curta, o que requer um monitoramento fechado e um anestesista experiente para garantir a administração de medicamentos em quantidade suficiente, mas não em excesso. Uma vez que a medicação intravenosa é cessada, o paciente recupera a consciência total em poucos minutos com um despertar suave, sem tossir ou vomitar.

 

Este método de anestesia requer um anestesiologista experiente em sedação consciente, uma habilidade geralmente adquirida trabalhando em centros cirúrgicos ambulatoriais. A anestesia crepuscular parece estar crescendo em popularidade entre os pacientes modernos e os cirurgiões de rinoplastia. Os problemas com a sedação consciente para rinoplastia estão em dois aspectos: um, o paciente pode estar ligeiramente sedado e, consequentemente, desconfortável durante a rinoplastia e, segundo, o paciente pode estar profundamente sedado e, em seguida, impedindo-o de respirar por conta própria ou de engolir adequadamente.

 

Cada cirurgião plástico prefere níveis de sedação diferentes, alguns preferem profundamente, outros preferem uma sedação mais leve. Discuta com seu cirurgião especialista em rinoplastia qual anestesia ele prefere e por quê. Pergunte quais problemas ou complicações ele encontrou no passado e como essas questões foram tratadas, para que tudo possa ser feito da forma mais segura e consciente possível. A anestesia pode ser encontrada em hospitais ou centros cirúrgicos credenciados e possui o preço semelhante à anestesia geral, visto que a sala de cirurgia e o anestesiologista costumam cobrar taxas separadas.

 

Anestesia local

A anestesia local para rinoplastia é análoga à experiência no consultório dentista. As partes externa e interna do nariz são anestesiadas com anestesia tópica e uma mistura de lidocaína e epinefrina; um processo que é moderadamente doloroso. Uma vez que a solução é injetada no nariz, a região fica totalmente dormente e o procedimento pode ser realizado sem dor.

 

Como a epinefrina contrai os vasos sanguíneos e não são administrados medicamentos de anestesia geral, geralmente ocorre apenas um sangramento mínimo. Como os pacientes geralmente ficam nervosos antes da cirurgia de rinoplastia, a maioria dos cirurgiões dá medicamentos relaxantes antes do procedimento, por via oral ou por injeção. Esse tipo de anestesia pode ser realizado em sala de cirurgia ou centro cirúrgico independente.

 

As vantagens da anestesia local consistem na administração mínima de medicamentos, não ocorrência de náuseas e vômitos pós-operatórios, sem recuperação da anestesia, diminuição da perda de sangue, recuperação mais rápida e diminuição no tempo do procedimento. Já as desvantagens consistem na necessidade de cirurgiões de rinoplastia confortáveis ​​com esta técnica, é a sensação de picadas de agulha de lidocaína que o paciente sentirá.

 

Além disso, a anestesia local é a mais barata de todas, pois só é cobrada a taxa justa mais barata para a sala de operação.

 

Qual a melhor anestesia para a rinoplastia?

Muitas pessoas ficam em dúvida entre qual é a melhor opção de anestesia rinoplastia, e aqueles que não querem, de forma alguma, a anestesia geral, ficam entre realizar a rinoplastia com anestesia local ou sedação. No entanto, é importante ressaltar que a decisão deve ser feita com um cirurgião plástico para que ele tire todas as suas dúvidas, te explique como o procedimento funciona e te deixe ciente de todos os possíveis riscos e consequências.

 

Riscos

Atualmente, os acidentes ou complicações causados ​​pela anestesia são muito raros. Com a ajuda de medicamentos, instrumentos e tecnologia moderna, os anestesiologistas reduzem ao máximo o risco de acidentes anestésicos. Mas é claro que nunca chegarão a zero, pois existem fatores imprevisíveis não só relacionados à anestesia, como a própria operação  e as condições hospitalares.

 

Para melhorar a segurança dos pacientes, os hospitais modernos contam com equipes e equipamentos próprios de emergência e terapia intensiva, o que reduz ainda mais o risco de acidentes graves inevitáveis.

 

Enfim, a recomendação médica é sempre a melhor opção, principalmente quando se trata de anestesia e cirurgias – no caso, anestesia rinoplastia. Sempre consulte um especialista, de preferência um otorrino especialista em rinoplastia, como o Dr. Renato Bittar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo Whatsapp