Como é feita a Rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia no nariz que pode ser feita por motivos funcionais, para melhorar a respiração, ou ter fins estéticos, deixando essa parte do rosto do jeito que o paciente quiser. Ou seja, esse é um procedimento transformador que irá modificar e corrigir o que está incomodando. Confira, então, como é feita a rinoplastia e tudo que você precisa saber sobre essa cirurgia no nariz.

Rinoplastia: entenda como é feita

Não há somente uma resposta para a pergunta: “rinoplastia como é feita?”. Isso porque há várias técnicas que dependem das necessidades do paciente.

Rinoplastia: etapas

O primeiro procedimento é a anestesia, que pode ser local, com paciente consciente e também geral, nesse caso a pessoa fica conectada a um respirador mecânico.

O segundo passo de como é feita a rinoplastia é a incisão. Ela é feita no interior das narinas, quando se trata da rinoplastia fechada, Já se for aberta, o corte será na columela, mas a cicatriz se torna imperceptível logo com 2-3 meses após a cirurgia.

Rinoplastia primária

Incisões

Em uma rinoplastia primária, as técnicas também podem variar de incisões intercartilaginosas, transcartilaginosas, marginais ou transcolumelares.

Remodelação

Depois, começará a remodelação, que pode reduzir o tamanho ou aumentar. Se for esse o caso, será usada cartilagem enxertada, removida de outras partes do corpo.

Correção

Em seguida, se for necessário, será feita a correção funcional para melhorar a qualidade de vida do paciente, por exemplo, alinhamento do desvio de septo. Por último a incisão é fechada e um curativo é colocado no nariz para ajudar na sustentação durante os primeiros dias pós cirurgia.

Pós-operatório

Agora que já sabe a resposta para a pergunta: rinoplastia como é feita, será preciso ficar atento a alguns aspectos do pós operatório. O modo como é feito rinoplastia envolve o uso de uma tala no pós cirúrgico e curativos. Mas logo depois das minhas horas já é possível andar e se movimentar normalmente.

É recomendado realizar compressas geladas na região, evitar exposição ao sol ou friagem por três meses, não usar óculos e comparecer às consultas de retorno. Dessa forma, a cicatrização ocorrerá sem problemas e de forma tranquila. A recuperação é gradual, contudo, em 15 dias a maioria dos pacientes já apresenta uma aparência satisfatória, apesar do resultado completo poder ser visto só depois de alguns meses ou do primeiro ano.

Exames e medicamentos

Exames serão exigidos no pré-operatório, alguns deles podem ser cobertos pelo plano de saúde, mas cirurgias estéticas não são. Medicamentos também serão receitados ao paciente. No entanto, é difícil dizer quanto você gastará com ambos.

O que é preciso para fazer rinoplastia?

1.Procurar um médico

A maneira como é feita rinoplastia permite correções estéticas. Nesse caso, ela será feita pelo cirurgião plástico, ou funcionais, realizadas por um otorrinolaringologista. Nos dois cenários será levantado o seu histórico médico, motivações e expectativas quanto à rinoplastia.

2. Exames e cuidados pré-operatórios

Antes da cirurgia, é preciso realizar exames clínicos. A observação pelo endoscópio, exames laboratoriais, como hemograma completo e coagulograma são exemplos. Também é necessário fazer fotografias do nariz e  até projetos 3D do resultado.

No pré-operatório pode ser receitado medicamentos pelo anestesista. Entre eles, anti-inflamatórios, aspirinas, AAS e remédios naturais, para não aumentar o sangramento. Também pode ser suspenso ou ajustado os remédios de uso contínuo. Além disso, é necessário ficar de jejum.

Quais os riscos de uma cirurgia plástica no nariz?

Os riscos mais comuns são leves e passageiros, como sangramentos pequenos, inchaço, hematomas e dificuldade respiratória no pós-operatório. As mais raras são resultados indesejados e sangramentos abundantes.

Há riscos de infecção e outros relacionados a anestesista, assim como em todas as cirurgias, mas eles também não são comuns. Fazer a limpeza constante do nariz e seguir corretamente o pré e pós-operatório diminuem as chances de haver complicações.

Quanto tempo dura uma cirurgia no nariz?

O processo de como é feito rinoplastia leva de 2 a 3 horas, mas em alguns casos pode levar até 9 horas. No entanto, a permanência no centro cirúrgico é mais extensa, pois existe a preparação para anestesia. Depois tem o tempo de recuperação da rinoplastia, que pode levar de meio período a um dia para alta hospitalar.

Motivos para fazer rinoplastia

Há dois motivos para fazer a rinoplastia. Um deles é a harmonização do formato do rosto com o tamanho do nariz, levando em conta todos os traços do paciente, como olhos, testa, queixo, boca, sem prejudicar aspectos relacionados às funções nasais. A rinoplastia deve pensar em manter a respiração, a filtração, a umidificação e o aquecimento do ar inalado. O procedimento pode até mesmo melhorá-las.

Dependendo de como é feita a rinoplastia, ela pode alterar a largura do dorso, esculpir o perfil do nariz, diminuir narinas muito grandes, corrigir assimetrias e desvios, melhorar a ponta nasal. Esses aspectos dependerá dos desejos do paciente. Outro motivo, que também definirá como é feita a rinoplastia, é a indicação médica, por conta de algum distúrbio funcional, que pode ser genética, por lesão ou cirurgia anterior insatisfatória.

Se depois da leitura deste texto, você passou a cogitar em realizar uma rinoplastia, tire suas dúvidas com quem entende do assunto.

Você já conhece o Dr. Renato Bittar? Clique aqui e agende a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale pelo Whatsapp