fbpx

Rinoplastia: entenda o que é e por que fazer esta cirurgia!

Entenda o que é rinoplastia

O nariz é um órgão que ocupa a posição central no rosto, o que faz com que ele receba uma grande atenção. Ele é um dos responsáveis pela harmonia facial, e muitas mulheres buscam a rinoplastia para corrigir esta parte da face e se sentirem mais bonitas.

Como qualquer outra cirurgia, a rinoplastia é um procedimento que conta com riscos, que necessita de cuidados pré e pós-operatório, a serem muito bem ponderados pelo paciente.

Hoje em dia, muitas celebridades postam o “rinoplastia antes e depois”, com resultados surpreendentes que chamam a atenção do público, aumentando o número de adeptos à rinoplastia. Se você estiver interessado em realizar esse procedimento, é preciso se informar sobre todos os detalhes antes da rinoplastia.

Confira, agora, tudo o que você precisa saber sobre a rinoplastia, incluindo o que ela é, as correções que podem ser feitas, como a cirurgia é feita, qual é o valor e os cuidados necessários antes e depois da cirurgia.

O que é rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir esteticamente o nariz, e, consequentemente, aumentar a autoestima das pessoas que passam por esse procedimento.

Ela é indicada para aqueles que estão insatisfeitos com o formato natural do nariz, já que ela pode fazer inúmeras correções. A rinoplastia também pode ser feita em conjunto com outros procedimentos funcionais, como correção do septo nasal e retirada da “carne esponjosa”.

Essa cirurgia pode ser feita a partir dos 15 aos 16 anos de idade para as meninas e 17-18  anos de idade para os meninos, idade na qual o desenvolvimento facial já foi finalizado e o formato do rosto não é mais alterado naturalmente.

Tipos de rinoplastia

Existem duas técnicas que podem ser usadas na rinoplastia. Os resultados obtidos são os mesmos, elas se diferem apenas no método de acesso às estruturas nasais.

Aberta

Na rinoplastia aberta,, é feito um pequeno corte entre 4 a 5 mm na parte interna de cada narina e outra incisão na base do nariz, para conectar os dois cortes anteriores.

Fechada

Já na rinoplastia fechada, as incisões são feitas apenas no interior das narinas, sem a incisão na base do nariz. Nela, não há cicatrizes visíveis após a cirurgia.

Como escolher?

A rinoplastia aberta é a mais indicada em casos complexos, já que possibilita uma maior precisão e uma maior eficácia. A fechada é mais desafiadora, mas evita cicatrizes visíveis. De qualquer modo, o método cirúrgico fica a critério do cirurgião.

O que pode ser feito na rinoplastia

Formato do nariz

Diversas correções no nariz podem ser feitas com a rinoplastia. A maioria das cirurgias são feitas para a diminuição do nariz e para a sua remodelação. Seja para alterar o formato, a inclinação da ponta do nariz, seja visando outros aspectos.

Giba nasal

Outra possibilidade muito procurada pelos pacientes é a remoção da giba nasal, que é a saliência na parte óssea e cartilaginosa do dorso do nariz. Essa saliência pode ser leve ou ter grande irregularidade, o que causa maior descontentamento do paciente.

Mesmo com pouca demanda, também é possível fazer um aumento nasal na rinoplastia. Através de diversas técnicas é possível aumentar áreas específicas do nariz.

De qualquer forma, a rinoplastia é feita buscando garantir proporção e harmonia facial com o novo formato do nariz para cada tipo de rosto, através da visão estética do cirurgião. Isso sempre seguindo as demandas e os desejos do paciente.

Como é feita a rinoplastia

Cirurgia

A anestesia pode ser geral ou local, e a cirurgia demora, aproximadamente, duas horas. Se for realizada somente a rinoplastia, o paciente pode ser liberado no mesmo dia. Se for feita em conjunto com outros procedimentos, ele ficará internado de 12 a 24 horas.

Durante a cirurgia, o procedimento ocorre de acordo com a correção que será feita. Em caso de aumento nasal, pode ser feito enxerto de cartilagem, implante de prótese ou preenchimento local.

Nos casos de diminuição, remodelação e remoção da giba nasal, podem ser retiradas partes da cartilagem, pode ser feita a raspagem e o lixamento do osso nasal ou, em casos muito específicos, pode ser realizada a fratura do osso.

Quanto custa a rinoplastia?

Rinoplastia preço

No tema da rinoplastia, preço é uma das dúvidas mais frequentes entre os interessados no procedimento. Por ser uma cirurgia, a rinoplastia necessita de uma estrutura hospitalar, cirúrgica e de profissionais.

Rinoplastia valor: varia conforme a necessidade do paciente

Além disso, o que será feito, a complexidade e o método utilizado também são levados em consideração no orçamento. O valor, então, varia muito de paciente para paciente, e ele só poderá ser definido com uma avaliação completa pelo médico.

Cuidados antes e depois da rinoplastia

Antes

Antes da cirurgia, é necessário realizar exames de sangue, avaliação cardiológica, . O médico também pode pedir um exame de imagem para analisar melhor a estrutura nasal.

No pré-operatório, é preciso que o paciente fique em jejum por 8 horas e que suspenda o uso de anticoagulantes antes da rinoplastia.

Depois

Após a cirurgia, os curativos de plástico enrijecido, de fita adesiva porosa e tampões internos serão utilizados. A respiração ficará dificultada nos primeiros dias e é recomendado o uso de descongestionantes nasais. Também é indicado uma dieta equilibrada nos primeiros sete dias.

Além disso, é preciso ficar de repouso por sete dias, usar protetor solar para evitar manchas, e dormir com a cabeça elevada. Esses e outros cuidados são explicados pelo médico responsável.

Cerca de 95% do resultado final poderá ser visto em 30 dias, e entre seis meses e um ano o resultado será completo.

Contraindicações e riscos

A rinoplastia é contraindicada para mulheres em fase de amamentação, pessoas que utilizam medicamentos coagulantes e pacientes que possuem doenças em fase aguda.

Os riscos específicos da rinoplastia são o sangramento excessivo, dificuldade de respirar depois da cirurgia e a obtenção de resultados insatisfatórios. Além disso, pode ocorrer infecção e problemas relacionados à anestesia.

Como saber se tenho que fazer rinoplastia?

Se você está insatisfeito com o formato atual do seu nariz, o recomendado é marcar uma consulta com o cirurgião plástico. Só o especialista pode te indicar o melhor procedimento e, se for o caso, decidir junto ao paciente o método e as correções que serão feitas na rinoplastia.

Marque uma consulta com quem entende do assunto. Entre em contato com o Dr. Renato Bittar e tire todas as suas dúvidas referentes à rinoplastia e outros temas afins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima