Tipos de nariz: saiba como é feita a rinoplastia

Um estudo global da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), de 2018, apontou o Brasil como líder mundial em procedimentos de cirurgia estética. Entre os procedimentos destacados na pesquisa reproduzida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a rinoplastia é uma das intervenções mais populares. Mas, quando o assunto é nariz, nem tudo se resume à estética.

 

Há vários tipos de cirurgia nasal. Elas podem ser estéticas, funcionais, étnicas, reconstrutivas ou secundárias. Além disso, as técnicas podem ser combinadas, produzindo vários subtipos do procedimento, e as abordagens podem variar a depender dos tipos de nariz. No entanto, é importante saber qual a rinoplastia para cada tipo de nariz é indicada.

 

Para tirar suas dúvidas, fizemos um artigo sobre rinoplastia tipos de nariz. Conheça mais sobre os tipos de nariz que existem e como é feita a rinoplastia!

Rinoplastia tipos de nariz, um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil I Foto: Pixabay

Rinoplastia tipos de nariz: conheça melhor a cirurgia

Como já mencionado, há muitos tipos de cirurgia nasal, que podem ser combinadas dependendo das necessidades de cada paciente.

Nariz

O formato do nariz é um quesito muito importante a ser considerado na hora de optar por uma rinoplastia. Isso explica porque o procedimento utilizado em uma pessoa pode ser muito diferente do procedimento escolhido para outra – mesmo que o objetivo cirúrgico seja semelhante. Na verdade, na medicina, quanto mais individualizado for o tratamento, melhor.

Para quê serve?

Muitas pessoas procuram a rinoplastia para corrigir algumas características e deformidades nas narinas, como giba dorsal, ponta caída ou bulbosa e base larga. Por outro lado, há aqueles que vão em busca da cirurgia por questões de saúde, com o objetivo de respirar melhor.

Como é feita?

De um modo geral, por se tratar de um procedimento cirúrgico, a rinoplastia exige aplicação de anestesia, que pode ser intravenosa ou anestesia geral. O médico é quem decidirá qual a melhor opção para o paciente.

A cirurgia das narinas é feita por meio de incisões, que são fechadas depois do nariz ser remodelado como planejado. Depois de finalizado o procedimento, o paciente passa um tempo, cerca de sete dias, com uma espécie de gesso e tampões internos que dão sustentação ao nariz.

Nesse sentido, os diversos tipos de cirurgia do nariz existentes revelam uma busca constante por resultados cada vez mais melhores, beirando à perfeição. Fator que impulsiona isso é o crescente avanço da medicina e das ferramentas utilizadas, a exemplo da cirurgia endoscópica nasal.

Portanto, a escolha do procedimento mais adequado depende das características de cada indivíduo e de seus objetivos, incluindo o formato das narinas. É certo que existem procedimentos para todos os tipos de nariz. Dessa forma, o resultado torna-se natural, atingindo, além da parte estética, a personalidade do paciente.

Rinoplastia para cada tipo de nariz: principais técnicas

Como vimos, as técnicas são variáveis. Mas, como tudo na vida, existem aquelas que se sobressaem e são mais utilizadas, são elas: rinoplastia estética e rinoplastia funcional.

A mais procurada, a rinoplastia estética atende a queixas diversas dos pacientes, fazendo surgir uma série de subtipos.

Rinoplastia redutora

A rinoplastia redutora, por exemplo, é adotada quando se deseja diminuir o tamanho das narinas, retirando o excesso de tecido ósseo e cartilaginoso que constitui a giba.

Rinoplastia de aumento

Por outro lado, a rinoplastia de aumento é indicada para quando se tem o nariz curto e o objetivo é aumentar o tamanho do nariz. A técnica é muito utilizada quando a estrutura do nariz apresenta um afundamento.

Rinoplastia dorso nasal

Outro subtipo da rinoplastia estética é a rinoplastia do dorso nasal, utilizada para aumentar ou diminuir o dorso nasal. Também tem a rinoplastia da columela, realizada para modificar a fenda que separa as narinas, e a rinoplastia para levantar a ponta nasal, utilizada principalmente nos narizes que têm a ponta apontando para baixo.

Rinoplastia funcional

A rinoplastia funcional, cujo objetivo é promover alterações na estrutura do funcionamento nasal, também faz uso de uma série de técnicas de forma conjunta. Uma das mais conhecidas é a rinosseptoplastia, indicada para correção do desvio no septo e para melhorar a parte estética das narinas.

Formatos de nariz

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia mostrou que as diferentes formas do nariz se devem em grande parte à adaptação evolutiva ao clima do local onde os nossos ancestrais viveram.

 

Fatores como temperatura e umidade desempenham um papel decisivo no tamanho da base do nariz e na largura das narinas. Portanto, em geral, um nariz mais largo é mais comum em locais quentes e úmidos, e um nariz mais fino em locais frios e secos.

 

No Brasil, onde existe um alto número de imigrantes e descendentes de diferentes nacionalidades, encontramos esses e muitos outros tipos de nariz. Mas como reconhecer o seu tipo de nariz? Veja algumas características que podem ajudar nessa definição:

 

  • Nariz fino e arrebitado – esse tipo de nariz apresenta a ponte (área entre os olhos) e as narinas estreitas. Também tem a ponta um pouco para cima e o dorso ligeiramente côncavo;

 

  • Nariz curto ou asiático – esses narizes se caracterizam, principalmente, por terem a ponte pouco manifestada, ponta mais arredondada, não têm elevação do dorso e as narinas são um pouco mais largas;

 

  • Nariz negroide – tipos de nariz negroide são mais comuns em pessoas negras, se caracterizam pelo dorso curto, asas da base mais alargadas e por terem as narinas maiores e ponta arredondada;

 

  • Nariz caucasiano – mais comum em descendentes de italianos, judeus e árabes, esse nariz facilmente reconhecido pela protuberância no dorso (conhecida como giba nasal);

 

  • Nariz adunco – esse tipo de nariz é parecido com o nariz romano, mas tem a ponta apontada para baixo, que fica mais evidente quando a pessoa sorri.

 

Como escolher o tipo de nariz certo

Para descobrir qual o procedimento cirúrgico mais indicado para o seu tipo de nariz e objetivo, o melhor conselho é ter uma conversa aberta e franca com o cirurgião. Só tomando consciência dos anseios e expectativas do paciente, analisando fotos e realizando exames, o médico saberá qual a melhor conduta a ser adotada.

 

Vale ressaltar que o paciente não tem como, simplesmente, escolher o seu tipo de nariz. O cirurgião sempre irá buscar um equilíbrio estético entre o nariz e o restante do rosto. Apesar de muitos desejarem um nariz fino e arrebitado, essa nem sempre será a melhor opção para o paciente. Cada caso é um caso. Por isso, reitera-se que o paciente deve conversar com o médico que realizará a cirurgia para chegar em um acordo comum.

 

Por fim, é importante se certificar de que o profissional escolhido possui experiência e tem amplo conhecimento sobre rinoplastia tipos de nariz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo Whatsapp