Rinoplastia: cuidados pós-operatório

Rinoplastia: conheça os cuidados no pós-operatório

Muitas pessoas têm inseguranças com o tamanho ou o formato do nariz. Dessa forma, há quem esteja tão insatisfeito com essa parte do rosto que decide resolver isso em uma sala de cirurgia. Aqui, entra em ação a tão comentada rinoplastia. Você é uma dessas pessoas? Se sim, confira este artigo para entender tudo o que você precisa saber, e fazer, para ter sucesso na cirurgia e uma pronta recuperação. Boa leitura!

Saiba o que é rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que permite acabar com essas incertezas e alterar de fato as estruturas ósseas e cartilaginosas da região. Assim, essa forma de correção facial é bastante procurada no sentido estético.

A seguir, fique com alguns conselhos fundamentais no que se refere a cuidados específicos.

Atenção: rinoplastia antes e depois

Para as pessoas que vão realizar o procedimento, é fundamental entender e seguir à risca as recomendações e prestar atenção às contraindicações feitas pelo médico no pós-operatório. Seja responsável.

Efeitos colaterais

Logo após a realização da cirurgia, é normal que surjam desconfortos, inchaços e edemas. Os medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios serão suficientes para aliviar esses incômodos, calma, não se preocupe! Os inchaços e as manchas roxas tendem a desaparecer por volta do décimo dia.

Pequenos sangramentos também são comuns nos primeiros dias. Procure manter a cabeça elevada e, de tempos em tempos, trocar a gaze colocada embaixo do nariz.

Quanto tempo dura o pós-operatório da rinoplastia?

O pós-operatório é um período delicado que varia muito de paciente para paciente. De qualquer forma, todos os organismos precisam de um tempo para se restabelecer, e a recuperação da cirurgia irá interferir no cotidiano. Pense que será um “sacrifício” momentâneo abdicar de suas atividades rotineiras. Já já, poderá voltar a fazer tudo o que sempre fez. Enquanto isso, obedeça o que o médico disser!

Os hábitos de lazer, as atividades físicas e até mesmo a posição para dormir devem ser repensadas. Tente não inclinar ou baixar muito a cabeça. Nos primeiros 7 dias, o paciente deve tomar muito cuidado e permanecer em repouso. A recuperação total dura, em média, 1 mês. Mas, na verdade, o resultado completo do procedimento só é possível observar após um ano. Sim, se quiser observar uma mudança significativa, é preciso ser paciente!

O que fazer depois: cuidados pós-operatório rinoplastia

– Nos primeiros dias, fazer compressas geladas sobre a tala e os olhos para acelerar a reabsorção do edema;

– Se alimentar de modo leve e saudável, bebendo bastante água e evitando pratos quentes;

– Trocar a gaze localizada sob o nariz;

– Manter a cabeça em posição elevada;

– Usar roupas com botões ou gola larga para não pressionar a área operada;

-Este último conselho é um bônus (e um reforço): siga todas as orientações do profissional que está cuidando de você. Aja com bom senso e consciência, não queira prejudicar sua saúde e fazer a cirurgia sair mais cara do que o valor do contrato de fato. Uma cirurgia é coisa séria!

Como tomar banho no pós-operatório?

Após o primeiro dia de cirurgia, o banho já está liberado. No entanto, não é recomendado passar água quente na região, pois pode causar inchaço. Durante as duas primeiras semanas, o ideal é limpar o rosto com lenços umidecidos Tenha cuidado para não molhar o curativo nasal e prejudicar a região encoberta.

Além disso, é bem importante que o paciente lave as narinas com soro fisiológico nos 20 primeiros dias pós-operatório.

Hábitos contraindicados: rinoplastia pós-operatório

– Assoar o nariz na primeira semana;

– Fumar;

-Ingerir bebidas alcoólicas;

– Tomar sol nos primeiros dois meses. Essa prática pode causar manchas, cicatrizes e queloides;

– Retirar a tala para ver como ficou. Nem pense em dar uma “espiadinha”! A tala e a fita micropore ajudam na cicatrização e mantêm os ossos e cartilagens na nova posição;

– Dormir de bruços ou de lado. Nos primeiros dias após o procedimento, procure dormir com a barriga para cima e a cabeça em uma posição mais elevada;

– Fazer esforços. Nas primeiras semanas, ande somente pequenas distâncias e não carregue peso. As atividades esportivas só são liberadas depois do primeiro mês. De qualquer forma, consulte um médico para avaliar o seu caso;

– Ir a lugares cheios. Essa ação é contraindicada para evitar que alguém esbarre no seu nariz e cause uma deformidade nos tecidos que ainda não cicatrizaram totalmente;

– Utilizar óculos com armações pesadas. O peso do objeto no dorso nasal pode prejudicar a recuperação.

Converse com o seu cirurgião!

Essas foram algumas dicas para você se preparar para o pós-operatório da cirurgia. Mas, o  ideal é tirar todas as suas dúvidas com o seu médico: preço da rinoplastia, antes e depois, contraindicações e cuidados. Siga as orientações dele e tenha paciência, pois o sucesso da cirurgia depende de ambas as partes. Você pode ter reparado, também, que batemos muito nessa tecla de seguir o que o médico falar, certo? Porque é extremamente necessário, para não haver complicações e sua cirurgia ser um sucesso: o pré, o durante e o pós.

Bom, e para ser assistido por um especialista, por quem entende do assunto e tem propriedade para falar, entre em contato com o Dr. Renato Bittar, com larga experiência em otorrinolaringologia e rinoplastia.

Clique aqui e marque a sua consulta! Você não vai se arrepender, fique tranquilo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale pelo Whatsapp