Saiba qual alimentação após rinoplastia é recomendada

A rinoplastia nada mais é do que uma cirurgia plástica, realizada com o intuito de corrigir a estética do nariz, seja para aumentar ou diminuir o nariz, alterar a pontinha do nariz, entre outras possibilidades. 

Ela tem feito cada vez mais sucesso, por conta, principalmente, de sua popularização entre famosas e influenciadoras que buscam harmonizar o nariz com o resto do rosto. No entanto, depois da cirurgia é necessário seguir à risca as orientações dadas pelo médico.

Dentre as recomendações que o profissional faz, podemos destacar a alimentação após rinoplastia. Nesse sentido, pelo menos por um tempo, o paciente que realizou uma rinoplastia não vai poder comer da mesma forma que antes do procedimento.

Fizemos um texto com dicas de alimentos que podem ajudar na cicatrização e na saúde do paciente depois da rinoplastia. Confira!

Como é realizada a rinoplastia?

Após escolher um cirurgião de confiança, o paciente passa por uma avaliação, onde conversa com o médico. Ele avalia possibilidades e riscos, seu estado de saúde, além de solicitar alguns exames pré-operatórios. Durante essa avaliação, o paciente passa a entender melhor o passo a passo do procedimento.

É recomendado evitar cigarros e bebidas alcoólicas pelo menos 72 horas antes da cirurgia e o paciente é instruído a realizar jejum absoluto de pelo menos 8 horas;

 

Rinologia

Quem realiza a rinoplastia?

O rosto é o nosso “cartão de entrada”, e certas características podem incomodar algumas pessoas que buscam uma mudança de aparência. Através do médico otorrinolaringologista (médico responsável pelos ouvidos, nariz e garganta), é possível proporcionar uma rinoplastia com resultado impecável, que irá aumentar sua autoestima ou resolver um problema de saúde.

Renato Bittar é graduado em Medicina e Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, e conhecido por seus procedimentos de alta qualidade. 

Mas vamos ao que interessa: alguma vez você já sentiu vontade de realizar a rinoplastia, mas sente-se inseguro? Tem medo do pós operatório e dos cuidados necessários? 

Calma que vamos te explicar melhor, para que não te sobre dúvidas ou inseguranças.

Lembrando que, para que você obtenha um resultado satisfatório, é necessário tomar alguns cuidados.

Alimentação após rinoplastia: o que não pode fazer após a rinoplastia?

Antes de falar sobre a alimentação, precisamos falar sobre alguns cuidados básicos que você precisa ter no pós-operatório. É necessário evitar:

  • Dormir de lado;
  • Assoar o nariz;
  • Se expor ao sol;
  • Esforço físico;
  • Inclinar a cabeça.

Além disso, cada atividade deve ser feita com cuidado, como ao tomar banho e ao lavar o rosto, por exemplo. Também é muito importante ter uma alimentação mais leve e saudável e evitar consumir comidas quentes nos primeiros três dias. Ao ingerir alimentos, prefira temperatura morna, que não é tão agressiva.

Alimentação após rinoplastia: o que não pode comer depois da rinoplastia?

E falando em alimentação, vamos lá: O que não se pode comer após a rinoplastia?

Antes de qualquer coisa, mantenha seu corpo hidratado! A água é fundamental para o corpo, principalmente após a cirurgia. Além da água, você precisa buscar uma alimentação à base de líquidos e alimentos de consistência pastosa. 

A partir do segundo dia, após a rinoplastia, a pessoa pode retomar sua rotina habitual de alimentação. Mas não vá com muita sede ao pote, tenha equilíbrio. O ideal, ainda assim, é escolher refeições leves e boas para a saúde.

Desse modo, fuja de alimentos como:

  • Carne vermelha;
  • Chocolate;
  • Cafeína ;
  • Frituras no geral;
  • Bebidas alcoólicas .

A pessoa, então, deve evitar, em geral, consumir alimentos industrializados, como chocolates, chás, refrigerante, café, dentre outros que encontramos no mercado.

Alimentação após rinoplastia: por quê preciso optar por comidas pastosas?

Ao realizar a mastigação, sobretudo de alimentos duros, a região acaba sendo obrigada a fazer força e pode ser prejudicada, causando dor, desconforto e demora para recuperação do paciente. 

Então, ao evitar alimentos sólidos e salgados, pelo menos nos três ou quatro primeiros dias, é possível diminuir o inchaço das lesões, além de evitar mal estar. Após esse período inicial, o paciente já pode começar a introduzir aos poucos alimentos mais consistentes, porém de fácil consumo.

Ah, e não consuma produtos industrializados e comida remosa (que possui muitas gorduras, sal ou açúcar) como salsicha, biscoitos, refrigerantes, entre outros. Estes alimentos podem causar inflamação na pele e atrasam o processo de cicatrização. Ou seja: precisam ser evitados após cirurgias no geral, mas também após uma nova tatuagem ou piercing.

Mas então, o que eu posso comer?

A alimentação pós rinoplastia é bastante restrita e deve ser seguida à risca, para que não ocorram maiores complicações. Dentre os alimentos recomendados estão principalmente vitaminas e smoothies, além de sucos e muita água.

É possível fazer smoothies com diversas frutas, que além de ficarem deliciosas e saudáveis, te proporcionam uma boa recuperação. Além disso, os legumes, verduras e frutas amassados também são ótimos. Mamão, banana, abacate, abóbora e purê de batata são algumas opções.  

Confira outros fáceis alimentos para o consumo no pós-operatório, sobretudo ricos em proteínas:

  • Ovo;
  • Iogurte (leite);
  • carne;
  • Feijão (com os grãos esmagadinhos, de preferência);
  • Sopas e caldos;
  • Frutas (vitaminas);

Assim, prefira frutas amassadas, caldos (frios), purê, smoothie, dentre outros alimentos em estado pastoso.

frutas-amassadas

Lembrando que todos esses alimentos precisam ser consumidos frios ou em temperatura ambiente.

Além disso, existem alguns alimentos que ajudam na cicatrização:

  • Peixes e carnes magras;
  • Frutas com vitamina C (laranja, pêssego);
  • Vegetais de coloração roxa (beterraba, berinjela);
  • Carboidratos (pães integrais, arroz).

É indispensável que você siga todas as instruções e recomendações do médico, para que o pós-operatório seja o mais tranquilo possível. O inchaço inicial, na região da face, costuma diminuir em algumas semanas. Mas é comum levar até um ano para chegar ao resultado final.

A evolução acontece gradualmente e requer certa paciência e empenho por parte do paciente. Em caso de inchaços repentinos, consulte o médico e informe-se sobre a situação. 

 

Rinoplastia-Sorrindo

Mas no geral a rinoplastia não exige muito do paciente. Somente alguns cuidados especiais, como na alimentação pós rinoplastia, são necessários para que você tenha a melhor experiência possível. Lembrando: prefira sopas e vitaminas na alimentação após rinoplastia.

Se você sempre teve o sonho ou desejo de realizar esta cirurgia, agora já sabe melhor como ocorre e o que deve fazer. Seja feliz com seu novo nariz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo Whatsapp